segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Formatura Isabela


##Apresentação:
Primeiramente, boa noite a todos, gostaria de agradecer a oportunidade de prestar esta homenagem.
Momentos de jogar nas palavras e nos versos, sentimentos vividos aqui.
Compartilho aqui experiências, relatos e observações de um pai, que ao longo destes quase 6 anos viveu intensamente a vida escolar da filha em conjunto com a Escola Paraíso.
Nós, particularmente, participamos de tudo o que foi possível.
Ao longo de todos esses anos, convivemos com muitas pessoas, vimos muitos coleguinhas crescerem juntos.
Por quase 6 anos, esta escola se fez presente no nosso cotidiano:
Despedidas diárias da manhã, reencontros ao entardecer;
Sorrisos, lágrimas, sustos;
Férias, Feriados;
Eventos: Festa Junina, Capoeira, Dia dos Pais, das Mães, Balé, Teatro.
Preocupações diversas com: compras de materiais, lembrancinhas, sugestões, mudanças de sede, de professores, recados, remédios, anotações;
Aniversários dos coleguinhas;
Semanas educativas…

##Início da vida escolar
No início, 4 meses de idade. Hoje, 6 anos.
Já se faz aqui uma longa história.
Os primeiros passos da vida dela foram, na verdade, carregados pelos nossos, posto que nossa princesa nem andava, nem engatinhava ainda.
É, chegou muito novinha na Paraíso.

##Escolhas (lá no início)
Naquele momento, havia uma tarefa difícil, uma vez que ela era recém-nascida.
Tivemos que escolher o local para colocar nossa filha.
Ali, naquela fase, acredito ter sido o segundo cordão umbilical que se cortava.
Tratava-se do primeiro desafio da vida dela: o da primeira saída de casa e ida para o local das primeiras interações sociais.
E naquele contexto, haviam incertezas, receios, inseguranças:
Em quem confiaríamos os passos da educação de nossa filha?
Adaptações, logística, proximidade do trabalho, confiança, referências.
Visitas em várias escolas, locais, conversas e opiniões com outros pais...
Queríamos um local que nos desse a tranquilidade para trabalharmos, e que coubesse também nos custos possíveis, dentro de nossas possibilidades.
##Na sequência, vem adaptações com o início
Eis que começam as vindas à escola,
Mudança considerável em nossas rotinas.
E naquele comecinho, adaptações ao local...
Ambientação à escola, às pessoas...
Dificuldades afetivas de deixar nossa filha por situações diversas: chorando, com febre, com frio, remédios.
Recados aos montes deixados no livro de anotações, e posteriormente no aplicativo.
Atenções com o tempo e vestuário: calor, vento, chuva, posto que a roupinha devesse estar adequada.
Meteorologia misturada com sentimento.

##Escola Paraíso:
Na organização dos funcionários, a escolha adequada de professores em cada uma das fases dos pequeninos.
Percebe-se que existe uma tarefa criteriosa e responsável.
Nas reuniões de feedback, a apresentação detalhada dos trabalhos das crianças.
Incentivo ao envolvimento dos pais a participarem de atividades com a escola.

##Percepções/acolhidas:
Sentimos verdadeiro acolhimento de nossa filha, respeito e muito amores dedicados a ela e aos demais coleguinhas.
Em muitos casos, o amor, sentimento tão subjetivo, eu consegui ver materializado e refletido em ações dos mesmos.
Lembro de várias idas ao final do dia em que, minha filha, pedia para ficar mais um pouco na escola.
Em outras ocasiões, após um longo feriado, por exemplo, ela manifestava um grande sentimento de saudade, ansiedade pelo retorno.

##Aprendizado pessoal
Ao verificar no desempenho de cada uma delas, era possível a identificação e respeito pelas individualidades.
Cada um no seu ritmo, do seu jeitinho.
Uns iniciando os primeiros passos, outros ainda não.
Em outros momentos, alguns já falando, outros ainda não.
Nas várias apresentações dos trabalhos pedagógicos, a percepção da evolução das crianças, concomitante ao exercício das liberdades criativas de cada um dos pequeninos.
Aprendizado este que podia ser traduzido na forma de dança, artes, música, artesanato...
E naquele contexto, desde o início, fui aprendendo a respeitar o tempo da minha filha.
Creio que boa parte da formação, influência e conhecimento que as crianças obtiveram aqui, nesta escola, serão determinantes nas decisões futuras que eles venham a passar, ainda que isso se manifeste subjetivamente.
Hoje, no final desta jornada, vejo que o aprendizado e evolução não foi somente deles, mas de todos nós, os pais.
E a sensação atual é que ela superou todos as minhas expectativas.

##Partilha
A escola também foi local de compartilhamento de dramas, tristezas, incertezas, algumas despedidas, alegrias entre os pais.
Por ligação entre os filhos, nasceram também grandes amizades.
Nesta abertura com os demais casais, a percepção de que estamos nesta mesma caminhada.
Em cada família, sentimentos que, em suas essências, traduzem a mesma preocupação, que é o direcionamento e educação dos filhos.

##Agradecimento
Agradecemos a Deus, a todos vocês funcionários (serviços gerais, administração e equipe pedagógica), às famílias, aos amigos e aos coleguinhas.
Fica aqui, assim então, um sentimento de gratidão.

Encerro aqui com um sentimento de saudade.
Saudade de uma fase da vida das nossas crianças, marcada pela pureza, sem as máscaras do teatro da vida.
Saudade de momentos, de pessoas…

As riquezas que levaremos, aliás, são imateriais, intangíveis: não tem preço.

Gostaria de parar o tempo, ou mesmo diminuir um pouco esta velocidade do passar dos dias, mas não tenho este poder.
E ainda que segurasse os ponteiros do relógio, os instantes continuariam a se consumir.

Obrigado por todo carinho, paciência, dedicação, profissionalismo.

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Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...