terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sobre gente e gerações

Estranha ideia essa que normalmente temos: a de olhar para o passado e acreditar que outrora a vida, no geral, era melhor.
De um modo geral, o cinema e a televisão ajudam-nos a ter esta vaga sensação. Isso ocorre por meio de filmes de períodos e gerações passadas.
Os cenários bem estruturados, condizentes e fiéis à decoração de uma época em que as cenas se passaram, ainda reforçam em muitos de nós o pensamento de que os tempos idos eram melhores.
Num outro plano, o da própria literatura, os amantes da boa leitura, que têm a capacidade de viajar na imaginação do ambiente narrado pelas nuances das letras, e de evadirem no tempo e no espaço, tendem a ter este tipo de interpretação também.
Nesta linha de pensamento, e agregado a um misto de nostalgia e saudosismo, muitos ficam com uma vaga e subjetiva certeza, que não pode ao menos ser comprovada.
Bom. Acredito que isto não faça sentido. E que seres humanos sejam iguais em sua essência, independente do contexto ou período histórico que vivem.
Sentimentos pelos quais temos que passar direta ou indiretamente são atemporais, não dependem, pois, de uma época.
De forma inevitável, creio que tenhamos que passar por grande parte dos sentimentos citados aqui: dor, angústia, traição, alegria, ansiedade, euforia, ódio, otimismo, perda, orfandade, fúria...
O que mudaria de uma década ou mesmo século para outro seriam fatores associados ao contexto histórico, tecnológico e social, bem como a forma como as coisas acontecem. Mas a sensação final deixada no coração seria, supostamente, a mesma.
Lendo livros de momentos e épocas bem variados, isso fica facilmente evidenciado pela forma que o lirismo dos autores é traduzido nos versos, nas palavras.
Partindo-se da Bíblia (o mais antigo), e avançando-se pelos vários séculos seguintes - por meio de algumas de suas literaturas até chegarmos ao presente momento – ficam explicitadas muitas passagens que convirjam para esta conjectura: a de que o ser humano é e sempre foi o mesmo.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...