quinta-feira, 14 de maio de 2015

Paternidade

Forma surpreendente de manifestação de amor.
A cada instante, um ato comovente e emocionante da criança.
Num universo de pureza e sinceridade delas, presenciamos a todo o momento, gestos de ternura e carinho.
O fato de não ter se envolvido ainda plenamente com o mundo, com suas relações sociais e todas as suas armadilhas, dissimulações, coloca as mesmas num patamar superior ao nosso. É algo espiritual e divino.
Há, sem dúvida, um universo perfeitamente harmônico entre elas e Deus.
Esta percepção é visível nos pequenos gestos que vemos, ao conviver diariamente com elas.
Esta energia é irradiante, e nos influencia positivamente.
Na condição de pai, sentimos a necessidade de ser melhores...
A responsabilidade de dar exemplos bons com nossos atos faz-nos crescer espiritualmente também.
Creio que somente com um comportamento condizente ao que ensinamos é que a educação dada a elas seja mais efetiva.
Isso não é nada fácil.
Algo bem árduo de se alcançar, e que torna mais complexo à medida que estivermos mais envolvidos com as coisas do mundo. Mundo este que é competitivo, interesseiro, traiçoeiro.
A paternidade tem algo mágico, que nos induz a tentar resgatar no coração este sentimento que, na maioria das pessoas, já se perdeu.
Em outros, essa sensação pode vir de outras formas, podendo ser algo que nem mesmo se pensou ou verbalizou, justamente por não se ter vivido este contexto.
Ainda em outras distintas circunstâncias, essa sensação pode surgir na vida de outrem que, dadas suas experiências de vida, jamais se imaginou que isso pudesse existir.
Inebriar-se no universo da paternidade e usufruir de todas as possibilidades divinas que o contexto e momento nos oferecem: algo sem medida.
Há muitas sensações intrínsecas que somente compreendemos quando também somos pais.
O pensamento nos leva a evadir no tempo, e voltar no universo e cenário de nossa infância, em momentos da imaginação que ficaram vagos, remotos e escondidos na infância, a ponto de imaginarmos o amor que nos foi dado por nossos pais, com sua disponibilidade infinita de dedicação para suportar, no silêncio, inúmeras noites de sono mal dormidas, privações das mais distintas formas...

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...