domingo, 16 de julho de 2017

Maria

Dedicação exclusiva ao projeto de Deus.

Exemplo de mãe que se entrega, de corpo e alma, ao projeto do filho.

Fidelidade extrema na fé.

Na cultura brasileira, a visão de uma santa que está sempre ao nosso lado. 

Somente aqui no país, são mais de 1000 títulos de nomes distintos dados a ela. 
Isso envolve locais, motivos, circunstâncias, momentos da aparição...
O principal, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, oficializado como a Padroeira do Brasil, veio por uma outorga realizada no final da monarquia, pela Princesa Isabel, que lhe deu a coroa de Ouro e o manto de proteção.

Na Bíblia, mencionada desde o primeiro livro, o Gênesis; passando entre os profetas do Antigo Testamento(Isaías, Jeremias...); pelo Novo Testamento, nos quatro livros do Evangelho, bem como no livro final, o Apocalipse.

Ultrapassa os limites do Evangelho, sendo responsável pelo começo da constituição da Igreja.

Vida sem reclamações, queixas...

Pessoa com um comportamento muito simples, sereno, sagrado e com amor nos pequenos gestos em tudo o que fazia.

Era conhecedora da realidade que a acercava e do seu mundo, mesmo com pouca idade. 
Teve convicção em aceitar o convite do Senhor.
Certeza de fortaleza e referência às mães lutadoras que, na prática, são diariamente sujeitas a esta condenação moral dos fariseus de hoje.

A aceitação do projeto do Senhor não foi algo infantil, apesar da idade de 16 anos. 
Houve maturidade em tal circunstância, perguntando, inclusive, como seria a concepção, posto que não haveria o ato em si.

Ao dar o sim, assume valores sociais contraditórios à sociedade (hostil e hipócrita) com sua condição de grávida.Mesmo assim, encarou a realidade dos fatos, não hesitando ou se amedrontando com o risco de ser considerada adúltera por José, ou de mãe solteira pela sociedade. 

Com seu sim, ela muda os rumos da história da humanidade.

Referência para entregarmos nossas falhas, mazelas, inseguranças, dúvidas...

No parto, ela mesma o enfaixou e o pôs na manjedoura (compare ao modo que isso acontece hoje, com sensacionalismos variados nso nascimentos).

Desde cedo, começa a conhecer o destino do seu filho. E na trajetória de Jesus, segue sempre seu caminho, com participação ativa na vida do Messias.

No primeiro milagre, nas Bodas de Caná, já estava ela intercedendo: “Façam tudo que ele mandar”. Com este sagrado evento, mostra-nos sinais de que devemos ter iniciativa para tomar ações quando as mesmas se fizerem necessárias.

Força sobrenatural para suportar as dores do mundo, ao ver seu filho sendo perseguido, indo ao calvário e pregado na cruz.Conservava todos os fatos no seu coração, meditava constantemente, e jamais se vangloriou desta situação. 

Nunca se colocou como celebridade.

Na Igreja, honrada com 4 dogmas:
  • Maternidade divina;
  • Virgindade perpétua;
  • Imaculada Conceição;
  • Assunção.

A morte e degradação da carne/corpo estão ligadas ao pecado. Porém, no seu caso especial, não havia pecado, ou seja, era Imaculada.
Diante disso, deu-se no seu caso a assunção. E ela subiu dignamente aos céus, da forma mais sagrada e nobre perante os olhos do Pai.

Modelo de mulher, mãe, esposa: o máximo de referência para um ser humano.

Aparições?Por muitas partes ao redor do mundo.

Em muitos dos casos, ela se mostra à imagem e semelhança dos mais oprimidos, com aspectos físicos semelhantes aos moradores das regiões em que se revela.

Ela está acima de raça, cor, etnia, cultura...
  • No México, a Virgem de Guadalupe se manifesta na forma de uma índia, na época em que a nação asteca era devastada pela colonização espanhola;
  • No Brasil, como negra, no período obscuro e oprimido da escravidão;
  • Em Fátima, Portugal, com trajes típicos simples de uma camponesa. Em plena tensão da 1ª Guerra Mundial e Revolução Bolchevista;
  • Na Espanha, em Zaragoza, tivemos a aparição de Nossa Senhora do Pilar, situação em que ocorreu o fenômeno da bilocação;
  • Na China, na forma de imperatriz chinesa, durante a linha comunista mais dura;
  • Na Argentina, em Lujan, onde a mesma (representada por Nossa Senhora da Conceição) se manifestou aos humildes, pedindo a edificação de uma igreja nesta mesma cidade. Hoje há um Santuário no local.

(...)

E pelo mundo afora, muitos milagres, profecias...

Personalidade reta, convicta, que se entregou integralmente, e como ninguém, ao plano divino. 

Deixou-nos um incomensurável legado.

Que ela sempre nos acompanhe e rogue por nós !

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...