terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Professores

Na lousa, a conversão do conhecimento utiliza-se do giz, ou mesmo carvão, para transmitir o conhecimento.
Tempos consumidos na transcrição da informação que poderia ser melhores aproveitados.
É notável que já existam recursos e tecnologias avançadas de ensino, mas nos grotões e nas alterosas da vida, o quadro negro se faz presente, e não deve desaparecer tão cedo.
Educação de massa nunca foi prioridade na nossa cultura, salvo contáveis e pontuais movimentos.
Aos originários da rede pública, a capacitação vem, na maioria dos casos, por iniciativa própria.
Para os que têm esta profissão como ofício, um amor superior ao dinheiro, posto que os salários não sejam nada convidativos.
Em meio às condições externas e financeiras adversas, a necessidade de uma motivação pessoal para estar numa sala de aula.
Nas atividades extraclasses, o cuidado com a ementa/conteúdo nem sempre é feito de maneira consistente. Muitas vezes, este horário é utilizado para obter uma renda extra, para compensar a defasagem salarial.
Anualmente, nos períodos de definição e negociação do dissidio para correção dos proventos perante a inflação, uma humilhação que se converte em greves. Protestos que duram semanas ou até meses.
Sobre os recursos e meios que se tem para trabalhar... A carência dos mesmos é uma característica presente no cotidiano do mestre.
Receptividade de alunos? Isso nem sempre vai acontecer. E se o nível de exigência aumentar, supostamente a rejeição cresce, bem como a cordialidade.
Respeito? Bem menos que outrora. E em casos extremos, que estão se tornando frequentes, vem até mesmo a inaceitável agressão.
A cada novo dia, uma luta neste ambiente adverso.
Energias devem ser renovadas diariamente, posto que a tarefa seja árdua. Mas, realizar isso é quase como fazer magica.
Data comemorativa? 15 de outubro, concomitante ao dia de Santa Tereza Dávila, a padroeira e intercessora dos docentes.
Ensinar...
O processo de ensino já começa defasado de muitas premissas básicas, antes mesmo do início da aula.
Dentro da sala, há muitos fatores inexistentes que deveria haver, intrinsecamente, para que a interação do ensino se estabeleça harmonicamente entre aluno e mestre.
Exercer esta profissão e transmitir conhecimento, sobretudo em escolas públicas, tornou-se um ato heroico. Gestores não se preocupam com capacitação dos mesmos. E as boas práticas e metodologias às avessas de alguns não são difundidas com um processo de boa conduta.
Ser professor é algo, literalmente, para um mestre.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...