terça-feira, 19 de abril de 2016

Crenças e curiosidades

No ano novo, recomendação de vestes brancas (é perguntar a um velho médico plantonista para identificar a efetividade deste).
Para a virada de ano, dar pulos em sete ondas… Se a maré estiver baixa, fica difícil realizar esta façanha.
Em primeiro de janeiro, grãos de romã guardados no bolso, e no cardápio, lentilha.
Ferradura, e com sete furos. Se identificar no olho mágico uma visita não agradável… É colocar a ferradura atrás da porta, e o visitante vai embora logo.
No mundo cigano, a quiromancia, com a leitura das curvas e linhas das mãos.
Por vários pontos da cidade, anúncios de búzios e tarô…
Em grandes jornais e revistas, a parte exclusiva para o Horóscopo. Nas publicações mais detalhadas, a análise do sol, planetas, combinações das constelações, enfim, uma conjunção de todo um cenário astral.
Preso na orelha, o ramo de arruda. No Rio de Janeiro, hábito super comum.
No mundo árabe, a leitura da borra do café na caneca. Há pessoas que viajam até Marrocos para saberem, antecipadamente o futuro.
Espalhados pelo país, benzedeiros aos montes.
É...
Cada um com sua fé e com suas místicas.
Respeito às crenças e individualidades.
Como existem tantas maneiras distintas de exercer a fé?
Quantas diferenças no mundo!
O mais curioso de tudo, num mundo de que se diz moderno, é que ainda vivemos sobre conceitos de farisaísmo. Os fariseus estão infiltrados no nosso cotidiano, exaltando a virtude, de forma puramente exterior… Já o coração, cheio de hipocrisia.
Difícil criar critérios de certo e errado.
Não se compete aqui julgar as pessoas, longe disso. Até porque muitas pessoas talvez não tenham tido a oportunidade de conhecer uma religião, bem como a Deus. Mas o dia que conhecerem Cristo, tudo isso mencionado perde o sentido.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...