quinta-feira, 14 de maio de 2015

Livros de Autoajuda

Compreender, explicar e viver a vida em plenitude: algo não muito fácil.
Inebriar-se no desconhecido do futuro, onde existam mistérios e incertezas quanto ao simples minuto seguinte que viveremos. 
Isso pode se tornar algo complicado para quem não tem fé.
Para muitos, a busca incansável e disciplinada por objetivos das mais diversas formas é sempre a garantia plena e convicta de sucesso. E é nesse segmento de mercado que o mundo editorial atua, o nicho de Autoajuda
De olho em quem quer comprar a ideia do sucesso, inúmeros livros surgem a todo momento. 
Incontáveis publicações vêm com receita completa. Uma verdadeira panaceia que vai resolver todos os problemas e que trará também prosperidade. 
Muitos se tornam famosos e rentáveis best-sellers.
Livros que possuem um conteúdo bem articulado de ideias e com um ritual determinístico que, se seguido fielmente, trará o resultado que cada pessoa almeja, sonha e/ou aspira para sua vida.Isso é algo muito bem trabalhado e explorado pelo mercado editorial.  Entretanto, toda esta ideologia e corrente de pensamento não pode comprovar o êxito, efetivamente, na vida dos que estão buscando este sucesso a todo preço. 
Se a meta não foi alcançada já se tem até a justificativa (dos escritores) de que o esforço não foi obtido porque ainda não houve uma dedicação tão exclusiva e disciplinada que se esperava de certa situação.
A temática destes livros omite de forma clara muitos fatores que estão, intrinsecamente, ligados a nossa condição humana. 
Assumir que, por sermos humanos, estamos a todo o momento sujeito a erros, falhas, imperfeições é algo que não é abordado jamais nestes livros. 
Dizer que somos limitados perante Deus jamais pode ser mencionado. 
Falar sobre isso compromete a venda de produtos neste segmento, principalmente os que são mais céticos por natureza. E a ideia do mercado editorial não é essa. É simplesmente, vender.
Numa abordagem ainda mais a fundo, na vida mesmo dos que escrevem os livros fica a ideia... 
Será que esta metodologia de vitória está presente na vida dos mesmos?  
Conseguiriam estes autores converter toda esta linha de pensamento em algo concreto nas suas vidas pessoais, famílias, etc. ? 
Acho que não.
A questão é que a teoria é muito mais fácil que a prática.
A luta pela vida deve ser feita a todo o momento. 
Vida é trabalho, esforço, dedicação, alegrias, sofrimentos, derrotas, decepções ... 
Acreditar que podemos alcançar algo é necessário sempre. 
E é o que nos motiva a sempre dar um passo adiante rumo ao desconhecido. 
Porém, só não se pode esquecer que a perfeição plena é algo somente pertencente a Deus. 
Não somos deuses. 
Toda garra e engajamento que dispusermos sobre nossos sonhos e metas, e estes sim são imprescindíveis para o êxito, têm um limite até aonde podemos ir. 
Dali em diante somente Deus pode decidir.
Precisamos, pois, de Deus, para realizarmos o que queremos nesta vida. 
Somente depois de fazermos a nossa parte, indo nos limites de nossas ações com todo nosso esforço, é que ele pode sim decidir se somos merecedores. 
A última ação é Dele.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...