quinta-feira, 14 de maio de 2015

Falando da Vida

2015: ano que já começou, e pequena parte deste já foi consumida. Carnaval já ficou para trás. A vida não pára. O relógio pode até parar, visto que tem bateria, mas a vida não.
No horizonte deste ano, um cenário de incertezas por diversas formas: problemas de falta d’água, inflação aumentando, desemprego crescente, dólar e gasolina nas alturas ...
O que se percebe nas pessoas é uma notável apreensão quanto ao que nos reserva este ano. A mídia fala disso por meio de seus mais distintos canais de comunicação. A descrença no governo, na economia, na segurança pública ... Enfim, o pessimismo está muito grande.
E diante disso muitos questionam. O que será deste ano?
Problemas para todo lado!
É preciso entender que ele é parte de nossa vida. Seja ontem, seja hoje, eles sempre existiram. Ele é um personagem coadjuvante na vida da maioria das pessoas, e dependendo de uma situação mais crítica, ele pode vir a se tornar o protagonista. Cabe a nós não deixarmos que o mesmo se torne o personagem principal de nossa vida, lutando contra isso a todo momento.
Se compararmos as crises pelas quais passaram a humanidade há 20, 30, 50 anos ... Haverá, naturalmente, mudanças e aspectos distintos relacionados a ele, como tecnologia, hábitos e culturas específicos de cada geração. Porém, agora ou antes, a essência não mudou: dor, sofrimento, decepção... De alguma forma estes componentes estavam presentes nas vidas das pessoas.
Problemas mudam somente de lugar, de tempo, de circunstância, de endereço.
Agora sob o ponto de vista otimista, creio que eles existam para que cresçamos como pessoas.
São nos problemas que estão as grandes oportunidades. Foi à partir deles que as melhorias e avanços da humanidade vieram. Se tudo fosse perfeito desde o início não haveria nenhum fator que motivasse a mudança.
A condição humana para evoluirmos como pessoas está, inevitavelmente, ligada a nossa forma de encarar os problemas.
A complexidade de alguns deles exige até mesmo mais cautela e análise prévia para lidarmos com os mesmos, antes que tomemos as medidas para saná-los.
Mesmo que não consigamos resolver todos, devemos estar sempre aptos e dispostos a resolvê-los.
Vida é luta!
Dessa forma, mais que tentar entender o que vem neste ano de fatos determinantes na nossa vida, é preciso tentar entender algo maior, que é  a vida, com seus mistérios, entrelinhas, desafios, oportunidades etc...
Entender como lidar com cada problema, e como ser tolerante com as coisas que, infelizmente, não conseguimos mudar. Desistir jamais. Lutar sempre.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...