quinta-feira, 14 de maio de 2015

Campinas - Mercado Municipal

Este sim tem história para contar.
Projetado por Ramos de Azevedo, arquiteto da cidade e que depois se destacou com maior grandiosidade em São Paulo, o Mercado Municipal é um interessante local para conhecer um pouco mais da história de Campinas. 
É uma enciclopédia viva.
O mercado possui uma diversidade de comércios e segmentos. Uma imensa quantidade de produtos bem variados num só local. 
De uma forma geral, pode se encontrar praticamente de tudo considerado popular.
Além da sua estrutura física interna com seus boxes divididos, a área externa também se integra ao mesmo de forma harmônica. Isso pode ser observado externamente nas bancas de verduras, temperos, flores, frutas, etc. Alguns destes comércios mantêm uma forma de vender seus produtos assim como há décadas passadas. 
Em algumas situações muito específicas, é como se a forma de comercializar, bem como os produtos vendidos, estivessem parados no tempo. 
E põe tempo nisso!
No segmento de tabacaria, destaque especial para a banca que vende fumo de corda: um hábito que atravessou gerações, e o canivete antigo também. Ambos faziam parte de um ritual antigo em que meu avô preparava seu cigarro de palha em paralelo com as conversar e casos que ia contando da vida. Lá também se acha o rapé, produto cada vez mais raro. Tudo isso faz lembrar bastante a época em que o ritmo das coisas era mais devagar, sem a pressa de hoje.
No comércio de especiarias, é possível encontrar temperos para boa parte das receitas gastronômicas de hoje. É um local excelente para pessoal que busca ingredientes um tanto que raros para o preparo de pratos, doces, carnes...
Para quem busca a cura de doenças por meio da fitoterapia, pode ir numa banca que vende uma vasta lista de plantas medicinais.  Na mesma banca, pode ser obtida gratuitamente uma lista de indicações entre os principais problemas de saúde das pessoas correlacionados com as plantas que seriam recomendadas para o respectivo tratamento.
Aos que gostam de pescaria, há entre 2 ou 3 bancas em que se podem encontrar produtos relacionados com a pesca.
As pessoas que gostam de usar chapéu têm disponíveis uma loja em que há uma variedade enorme de produtos. Em Campinas, lembro-me somente de outras duas ou três lojas que vendiam produtos similares, mas isso não é no mercado.
Diferentes tipos de pimenta têm endereço numa banca, que praticamente vende somente este tipo de produto. Neste caso, praticamente se acham as mais conhecidas e famosas do mundo, como Habanero, Jalapeña, Bhut Jolokia,  além é claro das nacionais: Dedo de Moça, Murupi, Malagueta, Biquinho, Cambuci...
Bancas com produtos japoneses e coreanos estão presentes também, cada uma delas representando seus típicos e respectivos produtos.
No mercado de carnes, encontra-se praticamente de tudo: peixes, aves,  suínos, bovinos etc.
Além dos já citados, há muitíssimos outros que aumentariam, e muito, a lista de opções que o mercado oferece: sucos, laticínios, queijos, doces, pamonhas, salgados...
Mais que citar as opções que o mercado oferece, o interessante mesmo é ir conhecê-lo. Isso para quem ainda não foi. 
E aos que já foram um dia, recomendo que voltem para uma nova visita. 
Acho que vale a pena.
É mais uma oportunidade para os que queiram conhecer melhor a cidade de Campinas.

Nenhum comentário:

Caminhada

Busca por Deus, através da Eucaristia. Na procura incessante pelo sagrado,  existe um coração, exposto de misérias humanas, fadado às quedas...